terça-feira, 19 de agosto de 2008

Nem toda mulher tem que ser mãe!


Sempre que abro minha boca para dizer que pretendo não ter filhos sou censurada por alguém. Será que é tão difícil assim entender que existem pessoas que simplesmente não vêm na maternidade o grande momento da sua vida? Não tenho jeito com crianças e elas normalmente não gostam muito de mim. Detesto criança chorando, esperniando e não morro de amores por bebês como 90% das mulheres morrem.

Simplesmente acho eles muito bonitinhos nos braços dos outros e dando trabalho para os outros. Entendam que não sou uma pessoa fria e muito menos contrária à maternidade. Simplesmente não me vejo como mãe e a palavra gravidez nunca soou bem aos meus ouvidos.

Quando criança nunca gostei de brincar de boneca e acho que isso já era um indício de que eu simplesmente não tenho a vocação para isso. Acho muito bonito o amor que os pais dedicam aos seus filhos e mais bonito ainda o fato de abrirem mão de muitas coisas por eles. Mas não me vejo fazendo isso. Nunca me imaginei diante disso e definitivamente é uma fase que não faz parte dos meus planos.

Meu namorado não me leva a sério quando digo isso e ele vive em uma eterna ilusão de que vamos ter filhos um dia. Não vamos. E ele sabe disso desde sempre. Tenho pena de mulheres grávidas, deve pesar, doer, incomodar... são tantos transtornos... para quem sonha em ser mãe, é um transtorno que brevemente será recompensado ao ver seu lindo filho nos braços... e para quem não sonha com isso? Acredito que depressão pós parto deve ser exatamente isso. Acho que pessoas que não têm essa vocação ficam extremamente frustradas ao se verem diante de uma vida tão frágil e dependente delas e não sentirem aquela satisfação de dever cumprido. Porque elas simplesmente não nasceram para ser mães.

Não tenho filhos e não estou grávida. Esse post surgiu do nada na minha cabeça. Sempre que vejo as pessoas fazendo planos para o futuro vejo um "ter filhos" no meio. Terei cinco cachorros e todo mundo que me conhece sabe disso. Tenho uma paixão declarada por animais e pretendo ter vários dentro de casa. Será que serei aquele tipo de mulher que nunca teve filhos e que trata seus cachorros como tais? Não sei. A gente nunca deve dizer "nunca". Mas sempre pensei assim e, com o passar dos anos, minha idéia não mudou. Vários conceitos em minha vida mudaram, mas esse não. Se fortalece cada vez mais.

Acho que as pessoas poderiam adotar mais crianças em vez de fazer tantas outras. O Brasil hoje só é do jeito que é porque se tratam as crianças com descaso. Existem milhares delas abandonadas e precisando apenas do amor de uma família. Tenho um caso assim na minha família. Minha prima foi adotada com 1 ano de idade pelos meus tios que nunca conseguiram ter filhos. Ela é a criança mais inteligente e amorosa que já vi. E nunca vi uma família se amar tanto como eles. Parece que eles já eram destinados uns aos outros desde que nasceram. Ela hoje ela está com três anos e meus tios pretendem adotar mais uma criança futuramente. E assim caminha a humanidade.

Existem pessoas que nasceram para ser mães. Pessoas atenciosas, dedicadas, prestativas... são e/ou serão mães de mão cheia!! Dão até orgulho de se ver... mas as pessoas não aceitam que existem outras que não têm esse dom. Um dia quem sabe tudo isso poderá mudar e eu não terei que sempre ouvir as pessoas me censurarem por não respeitarem a minha vontade.

53 comentários:

Anônimo disse...

é meio estranho voce pensar assim, pois toda arvore tem que deixar frutos, bjus minina

Talita S. disse...

Eu te entendo como é as pessoas te censurarem pelas suas idéias.MAs não entendo o porquê.Cada um é livre para querer ou não o que bem entender.

;*

Rodrigo disse...

"Um dia quem sabe tudo isso poderá mudar e eu não terei que sempre ouvir as pessoas me censurarem por não respeitarem a minha vontade." Realmente torço por isso! kkkkkkkk
Mas também não abro mão dos cachorros... Só não farei festinha de aniversário para eles, aí já é demais! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
te amo

aamandatener disse...

eu concordo plenamente. como voce, nao tenho a minima vocação pra ser mãe e sou sempre censurada quando falo isso.. até porque tem horas que eu penso que deveriia ter nascido homem... e fora que eu acho feio mulher grávida..eu tenho pavor só de lembrar.. brigada pela visita!

:*

Sarinha disse...

aah.. é meio complexo isso! Acho q toda mulher deve viver siim. mas de uma maneira q seja desejada... tem mulheres q nao tem o menor dom pra cuidar de ninguem
é complicadoo

mas vc vai ser um mae porreta.. hehehe

bjin

Camila M. Schuch disse...

Não me vejo mãe, mas ao mesmo tempo penso na emoção que esta deve ter oa sentir seu nenê mexendo...

Quem sabe um dia serei, mas não é meu grande sonho.

Você acredita mesmo que adoções são por acaso? É algo muito maior, creio em laços espirituais, sério. Adoção é um ato de amor magnífico.

Beeijos

Anônimo disse...

Huuum, eu queria passar um tempo la, mas morar nao.
Sou mais meu Brasil mesmo, com todos os problemas que tem, mas eu prefiro morar aqui.
husahusahuashua

Eu sou louco pra ser paai.
sauhhusa
vou ser tão babãoo, voce nao tem noção.
:D

Marcelo disse...

Acho que cada fase é uma fase, sabe...
Hoje você não está muito afim disso, mas quem sabe em outro momento da sua vida você queira?
E se não quiser, tudo ótimo também.
Cada um tem direito a ter as suas escolhas, a realizar seus projetos e se eles não incluem filhos, devemos todos respeitar naturalmente.
Achei bem legal a forma carinhosa com que abordou esse tema =)

Beijinhos.

Cadinho RoCo disse...

Concordo com sua posição por respeito à sua escolha. A maternidade é antes opção que deve ser levada muito a sério. Se não sente esse anseio melhor não mexer com isso mesmo porque há um compromisso de vida aí. Para concluir, já fui casado e passei por alguns tantos relacionamentos mas não sou pai, por opção. Mas que tem muita gente que pressiona a isso tem sim.
Cadinho RoCo

Rodrigo Dias disse...

É, tu é uma das poucas que vejo falar nisso. Mas, enfim, são escolhas da vida, e a vida é de cada um. Então, se tu não quer, quem te censurar por isso é porque é meio, hã, imbecil.

Eu já sou o contrário. Me vejo pai de uns dois ou três filhos - inclusive, volta e meia me vejo pensando em já ter um por aí, mas o uso de camisinha e a falta de grana não deixam isso, por enquanto. Porém, não me vejo um cara preso a um matrimônio. E isso não me torna cachorro.

Belo post e com uma inspiração pra eu escrever um.

Beijo

Guilherme Vivian disse...

Quem sabe daqui uns anos tu não crie um "extinto maternal"? :p

Bueno, de repente tu não pensa nisso agora, porque não é o momento para tal.

Bill Falcão disse...

Tô contigo, Nina! Acho que você explicou bem o que seja a depressão pós-parto.
E também creio que o mundo tá cheio de gente que não foi amada pelos pais.
Outros, mais sortudos, estão no exemplo que você deu, o da adoção.
E eu tava pensando coisa parecida há pouco, enquanto cuidava do meu fiel cãozinho. Que é como um filho, falaste bem, Ninaaaa!!!!
E um bjooooooooooo!!!!!!!!!

Cris Medeiros disse...

Console-se comigo, linda! Eu tb não tenho a menor vontade de ser mãe, sempre foi assim, no início eu me punia, agora eu abstraí. E tb sou louca por animais... rs

Beijos

Robs disse...

Oi Nina....eu tb nao pensava em ser mãe sabe, nossa era a unica entre minhas amigas que nao queria ter.

Uma vez numa conversa na faculdade cheguei a falar que se fosse pra escolher a maternidade e a vida profissional eu escolheria a vida profissional. E advinhe, me chamaram de fria!

Hj em dia nao penso mto nisso, não tenho um desejo enorme de ser mãe, porém não descarto a possibilidade. Mas se for acontecer q demore mto. rsrsrs

Acho que sou um pouco individualista pra ser mae, acho q nao consigo abrir mão das minhas coisas, mas minha mae disse q quando eu tiver meus filhos isso muda de forma automática.

Tb tenho um primo adotado, ele é a coisa mais fofa do mundo. Amamos mto ele!

ps: adorei seu comentário la no meu post.

Bjos Nina!

Beatriz Vieira disse...

Olá

Lendo seu post me parece que tenta convencer da sua decisão.
Ter filhos, assim como casar é uma escolha pessoal que ninguém tem nada haver com isso.
Só vc vai conviver (ou não) com uma gravidez, um filho.. E se vc escolheu que não deseja não é estranho não!
Escolha seus caminhos... Mas não precisa que ninguém mais além de vc esteja convencida disso.
abraços
Beatriz - CARTAS AO AVESSO
http://cartasaoavesso.blogspot.com

.a nega do neguinho. disse...

Ser mãe pra mim é um sonho, mas não pesava nisso até encontrar o homem da minha vida!


Vc pode nunca ter vontade e sempre vai ser um direto seu, afinal a vida é de cada um né?
mas quem sabe um dia esse pensamento não muda?!
rsrs

xêro

Leandro disse...

Não critico você pela sua opinião, apenas acho isso difícil de se ver. Geralmente são as mulheres que desejam mais ter filhos do que os homens. Mas acontece, não é uma coisa impossível.
Agora, só discordo de você nessa afirmação "Acho que as pessoas poderiam adotar mais crianças em vez de fazer tantas outras." Fazer é a melhor parte! hehehehe
Mas concordo com você as pessoas deveria brincar mais de fazer do que propriamente fazer.
Beijão

Anônimo disse...

Criança dá 2 alegrias:

1 - Quando a gente passa umas horas brincando com elas
2 - QUANDO A GENTE AS DEVOLVE PROS PAIS DEPOIS DA BRINCADEIRA!!!

:o)

Victor Ventura disse...

A sociedade, infelizmente, ainda vê uma mulher que não tem filhos como alguém que não atingiu o sucesso. Por isso, qnd se fala em uma mulher, já de idade, que não teve filhos, a população vê com outros olhos.
Eu, particularmente, não tenho nada contra alguém que não queria filhos. Respeito a posição de cada um. Entretanto, não sinto pena da mulher grávida não. Acho que deve ser uma sensação única carregar uma vida dentro de vc. Nós, homens, nunca iremos saber o que é levar uma vida dentro de vc. Esse é um dos motivos pelo qual admiro as mulheres.
=)

Guizaum disse...

Nunca se sabe né nina, as vezes quando estamos com a vida consolidada, quem sabe sua ideia mude!

Mas eu tbm teria milhoes de cachorros!

UHahuahu

bjaum!

Camila disse...

Ah flooor se todas as mulheres que não tem o dom de ser mãe pensassem que nem voce!
REALMENTE O MUNDO HOJE NÃO ESTARIA NESSA LOTAÇÃO DE ORFANTATOS! =)

Ahh mas eu sou toda ao contrário de voce hahaha meu maior sonho não é nem casar! KKK É SER MAE! =)

Então, é que o churrasco que ele IA era só pra homens sabe.. Entao só ia dar eu lá! hahaha
Mas eu expliquei a his´toria no blog! =)

beijos

Tay Assis disse...

Hum sera que isso não é medo da gravidez???
mais td bem,as pessoas tem que respeitar o seu não querer ter filho ne....
confesso que antes,a muito tempo atras pensave em não ter filho,agora morro de vontade de ter uma menina..
bj
to te linkando

Tay Assis disse...

Hum sera que isso não é medo da gravidez???
mais td bem,as pessoas tem que respeitar o seu não querer ter filho ne....
confesso que antes,a muito tempo atras pensave em não ter filho,agora morro de vontade de ter uma menina..
bj
to te linkando

Aline Mayumi ;) disse...

Ah, as pessoas vão cobrar sempre!

Tbm morrodeódio disso. Que mania feia de acharem que todos temos que ter desejos, sonhos e vontades iguais, né?

Mas é assim mesmo: se não namoramos, nos cobram um namorado. Se namoramos, nos cobram o noivado. Se noivamos, cobram o casamento. Se casamos, cobram os filhos. Se já temos um, cobram o segundo... e por aí vai.

As pessoas são livres pra fazer as suas próprias escolhas, e ninguém tem nada com isso.

Tbm já me cobraram filhos depois do casamento. Quero ter sim, mas não agora, tô preocupada com a minha carreira, em curtir mais meu casamento que é recente, estudar, viajar... Cada coisa na sua hora, e quem tem que decidir somos nós mesmos.

Beijoca.
;)

Jééh ! disse...

olha, amo, tenho paixão por criança, não é uma paixão boba não,amo mesmo. não sei se vou ter filhos pois não pretendo casar, mas acho completamente normal uma mulher não querer filhos, minha irmã tbm é assim e não a julgo por isso.
Então, se ñ quer ter filhos, não tenha ;D

bejo!

Anônimo disse...

Nina, concordo muito com você, não é toda a mulher que está apta a ser mãe, parece estranho, mas é precisão ter uma aptidão para ter uma criança, até porque, ser mãe é uma coisa séria.
Eu sempre coloquei como primeira opção os meus idéias profissionais, depois, em um caso bem estudado posso pensar em ter filhos. Ter filhos requer muito dinheiro, eu já me vejo investindo esse dinheiro em outras possibilidades. Pode parecer mesquinho, mas não é.
E, odeio àqueles pensamentos puritanos do tipo “você não quer ter filhos? Que horror, filhos é tudo e blá, blá, blá”.
Estou com você, é preferível adotar uma criança, do que ver mais uma no mundo, muitas vezes desamparada por mães totalmente despreparadas.

Beijo.

Nathália E. disse...

Odeio quem defende a idéia de a mulher só se realiza com a maternidade. Gente, isso é absurdo!

Eu gostaria de ser mãe mais pela experiência da gravidez mesmo... E nem sei porque.

Me derreto por bebês e adoro crianças, mas só as educadas.
Criança mimada quero longe de mim.

Gostaria de ser mãe... Mas só daqui a muuuuito tempo.
Muito mesmo.
Por agora, prefiro apreciar os bebês alheios.

Ah, e brigada pelo selo!
Não sei se você tem esse, mas acho que combina muito com seu blog.

Beijo!

Izze. disse...

Não quero ter filhos pelos mesmo motivos!

Nunca tive tal vontade, e creio que não será bom nem pra mim, nem pra "provável" criança.

Podem dizer que é egoísmo, mas eu não acho que querer o melhor pra mim seja assim. Não quando eu ter ou não um filho não afetará ninguém além de mim mesma.

É melhor as pessoas começarem a aceitar as decisões das outras.

Belo post. ^^

Vê Guimarães disse...

Oi linda, vim aqui e gostei. EU tb era assim, não queria filhos de forma alguma, hj, depois de 10 meses, em enamoro ao olhar minha princesinha e não me arrependo, só não faço de novo. Belo blog e sucesso!

Chloe Gianuzzi disse...

Não acho que você falando assim seja um bixo de sete cabeças (pra mim).
As coisas na vida não são mais muita novidade.Você só não quer ser mãe.Não vejo o problema.

E melhor assim,você dizer tudo isso,do que por filho no mundo só por uma "obrigação de mulher" e este ficar jogado pelos cantos,né não?

Respeito sua opinião.É que as pessoas acham muito estranho uma mulher não querer casar na igreja (igual a mim),fazer festa de 15 anos num grande buffet (igual a mim) ou não querer ter filhos (isso eu tô pensando muito ainda também.Porque a gente deseja crianças bonitinhas,saudaveis e tudo o mais.Mas e se não for assim?)

Tenho uns tios meus que optaram em criar uma cachorra como sendo filha.Dão muito amor a ela.Foi uma opção ué.

Beijos

Camilla disse...

Pois é, eu sempre tive essa vontade doida de ter um filho (FilhO, homem...Meninas nunca passaram pela minha cabeça). Mas depois de escutar minha irmã berrando sem parar, entrei numa crise se eu nasci ou não pra ser mãe.

Beijos!!

Dany disse...

É dificil mesmo pras pessoas aceitarem esse tipo de questão, vindo de uma mulher. Eu tb quero casar e ter cachorros... muitos... pq tb tenho um amor incondicional por eles. Mas acho que vou querer ter filhos, poder perpetuar a espécia e principalmente, poder ver um pouquinho de mim e do meu amor neles!!
É importante qe opiniões, gostos e vontades sejam sempre respeitados!
Bjs

Ingridi Kroeger disse...

finalmente
alguem me entende
\o/
cara
eu tb nao quero filhos
nao querooooo
!!

nao tenho vocação sabee?

mas tipo
tb nao digo q nunca vou ter
pq as vezes a boka paga neh?

mas soh terei filhos se for por um acidente
hehe
beijo lindaa

Idylla disse...

CAda um tem sua opinião, s vc n tem vonatde d ter filhos certo....isso só a cabe a vcc....
Eu tenho vontade d ter, mas só 1 e n por agora num futuro mais distante kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e tb ja vou ser tia, meu sobrinho nasce hj, ai eu vou curtindo ele....hahaha

Bjo Menina Nina linda =)

Anônimo disse...

Eu sempre pensei a respeito e ainda ñ me decidi. Cada um com sua opiniõ e eu respeito cada uma!
Beijoos, amoa qui!

Anônimo disse...

Tu tem seu direito de escolha, o livre arbítrio, que é dádiva de Deus a todo ser humano. Então respeito sua opinião.

Mas acredito que um ser humano que não colocar um filho no mundo será alguém incompleto.

Por outro lado, como muitos me relataram, não há nada pior que ver um filho sofrer. Então, quem não tem não passa por isso.

E pensando nos dias de hoje, em que falta emprego, falta alimentos, falta água, falta tanta coisa... num mundo de seis bilhões de habitantes, é preciso pensar muito se vale a pena colocar mais uma vida na terra.


Bela reflexão a sua.

Bella disse...

Eu sempre quis ser mãe, quero casar e ter filhos mesmo, e amo cuidar de crianças. MAs consigo entender perfeitamente bem alguém que pensa como vc. Eu acho que nem toda mulher quer ser mãe e nem toda mulher nasceu pra ser mãe...

Lay disse...

Um dia eu disse isso na sala de aula e todo mundo ficou me censurando. "Como assim você não pensa em ter filhos?"
Puts, sou muito nova pra pensar nessas coisas! Filho? Não penso nisso ainda...
Ah! E eu não gosto de animais e, muito menos, pretendo ter uma algum dia.

Amanda Marques disse...

Oie te vi lá na Idylla!
e gooostei daaki ;D
... concordo cm vc, tem mulheres que nasceram pra ser mãe, outras não!

Beeijos
=DD

Báah disse...

ain Nina, mais e vc nao pretende nem adotar uma criança?
tbém nao sou uma pessoa q sonha em ficar gravida, mais quero ser mãe!
a idéia de adotar uma criança é ótima!


maais, cada um é cada um né!
beeijos nina!

ja tava com saudade daqui!

Marina disse...

O pior é alguém dizer que você é muito nova e tem muito o que aprender. E que quando você estiver mais velha, vai se arrepender por não ter tido filhos.

Eu não penso como você, eu quero ter filhos; mas acho que ninguém tem sabedoria o suficiente para dizer o que é certo e o que é errado no pensamento do outro. O povo é arrogante o suficiente para pegar o modelo padrão e querer aplicar em todo mundo que passa. Não gosto disso. Odeio preconceitos.

Eu quero ter filhos. Acho lindo quem deseja adotar. Acho que é um aprendizado você ter a quem passar sua vivência. Mas não condeno ninguém por querer seguir outro rumo. Cada um, cada um. Certo?

Abraço!

Alessandra Castro disse...

Bem gostei do texto, deveras corajoso de sua parte. Eu particulamente creio que seja uma provavel fase ó, tb nunca quis ter filhos, mais sei lá...De alguma forma quero continuar neste mundo e eles são umna ótima opção (depois de virar alma penada)

Unknown disse...

Parabéns pelo seu post!!!
Eu quero muito ser mãe um dia, mas acho genial que entende q não quer e faz a opção por isso.
Bem melhor que ter um filho por ter e ser uma mãe "pela metade"... conheço várias!!!
Filho não é punição, não é marionete, não é peça de jogo.
É mais ou menos por essa teoria q eu tb sou a favor do aborto, mas isso é outra história...

Anônimo disse...

Filhos é uma opção e não uma obrigação!!! Vc sabe que tem muitas pessoas que tem filhos( e não queriam) que morre de inveja de mulheres e homens sem filhos? Muitos alegam que quem não tem filhos ficará sozinho na velhice... que pensamento burro!! Filhos crescem e vão viver a vida longe das casas de seus pais....
Fora isso, ter filhos hoje custa caro e é uma responsabilidade muito grande( que não tem volta)! Não existe "EX-FILHO"....Eu não quero ser pai porque não nasci para isso...É muito mais honesto, maduro eu admitir que não tenho paciência com criança... Vejo muitas pessoas que têm filhos e não têm paciência e o pior: VIVEM COMO SE NÃO TIVESSEM FILHOS!!! VEJO MUITAS PESSOAS QUE TÊM FILHOS E VIVEM COMO SE NÃO FOSSEM PAIS OU MÃES... TCHAUZINHO.....

Anônimo disse...

CONCORDO COM TUUUUUUUUUUDO QUE VOCE DISSE...
É A MESMA COISA QUE SINTO.....
EU RESPEITO E ADMIRO ESSE LADO MATERNAL NA MAIORIA DAS MULHERES...
MAS, NÃO VEJO GORDA ENORME, COM PEITOS PINGANDO LEITE, VOMITANDO E DEPOIS UMA CRIANÇA CHORANDO, VC AS FRALDAS SUJAS NOJENTAS , NÃO TEM DEIXANDO DORMIR....
E AINDA NÃO ACHO NADA CHARMOSO UM BEBE NO MEU PEITO....
E DEPOIS CRESCE E FICAM INSUPORTÁVEIS, NA ADOLESCENCIA ENCHENDO A PACIÊNCIA.........
NÃO ME VEJO NESSA SITUAÇÃO...SIMPLESMENTE ISSO....
EU TAMBÉM SOU CENSURADA, MAS, O QUE MAIS OUÇO TAMBÉM É QUE TEMOS QUE TER FILHOS PARA NÃO FICAR SOZINHOS...
MAS, ENGRAÇADO, TANTOS VELHOS NO ASILO QUE TEM FILHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS QUE CUIDARAM, AMAMENTARAM, AGUENTARAM

Anônimo disse...

Concordo com vc....as pessoas nos cobram o tempo todo, quando esta namorando querem saber qdo vai casar e qdo vc casa logo que volta da lua de mel já querem saber quando vem o primeiro filho.
No começo pensava em ter filhos, mas hj penso que não seria o melhor para mim, adoro crianças, mas mal tenho tempo pra mim, será que teria o suficiente para cuidar de alguém que requer tanto de nós, acho que estou entrando no seu time.

Yasmin disse...

Não tenho uma opinião ainda pronta, sou nova ainda eu acho, 20 anos, bom... quase 20. Penso que na vida também existam alguns sacrifícios, seja com filhos, com o trabalho, com a vida profissional. Agora, tem que saber dosar na balança o peso das coisas. O negócio é estar bem, viver em paz, não tornar a vida um inferno por pouca coisa, dúvidas, dívidas, filhos. Não tem que ser assim. Se for te fazer feliz, faça um filho, se não for, não faça. Quase na opinião da "Jéééhh" aqui.
Estar com a mente limpa, sem preocupações, se pensar no TRABALHO que a criança pode causar, já bloqueia a vontade de ter filho, e o que era para sentir de verdade não sente. Amor.
Eu sou confusa sim, confesso. Mas ultimamente tento não pensar nisso mais. Nem me ficar questionando muito ou tentar entender o porque. Sabe, tem uma hora que acontece, e não se sabe porque nem como. Ser mãe. Eu era até adepta do lesbianismo, mas ultimamente vejo de um jeito diferente. Deixa a alma falar, não bloqueia ela com pensamentos, confusões e dúvidas. Vai além de qualquer entendimento.
De qualquer palavra escrita ou dita. Só sentida. Emoção.
"Não eu não tenho vocação", eu dizia, eu também disse que não sabia desenhar aos 18 anos, mas sabia perfeitamente quando criança. Porque criança não se preocupa em saber se sabe ou não sabe, faz. sente. vive.
Espero ter ajudado.
Abraços apertados.

Anônimo disse...

ao ler o texto pensei ue eu mesma tivesse escrito cada palavra, até mesmo sobre os cachorros, mas digo que nunca devemos dizer nunca, o futuro a Deus pertence, hoje tenho 37 anos, casada há oito anos, vida estável e tudo mais, porém de repente: GRÁVIDA!!!!!!!!!!!!! No começo difícil acreditar e aceitar, agora não vejo a hora do nenem nascer e dar meu melhor a algo que jamais pensei em ter em seu braços, cada enjôo valerá apena, terei a chance de passar para alguém tudo de bom que aprendi de meus pais e vê-lo crescer uma pessoa de bem.

Unknown disse...

Por quê o espanto das pessoas?
Você não está sozinha...
Tenho minhas convicções, e também não vou ser mãe. Hoje aos 27 anos tenho a mais absoluta certeza. Isso é ter maturidade e responsabilidade.Não faz nenhum sentido ter filho sendo que você entende que não deve, que não quer, não tem vontade...Ser mãe é dom, é coisa de Deus. Se todas as mulheres pensassem nisso,evitariam muitas crianças mal tratadas, abandonadas, sem estrutura familiar! Se as parideiras da vida pensassem nisso, as crianças seriam mais felizes!

Unknown disse...

Por quê o espanto das pessoas?
Você não está sozinha...
Tenho minhas convicções, e também não vou ser mãe. Hoje aos 27 anos tenho a mais absoluta certeza. Isso é ter maturidade e responsabilidade.Não faz nenhum sentido ter filho sendo que você entende que não deve, que não quer, não tem vontade...Ser mãe é dom, é coisa de Deus. Se todas as mulheres pensassem nisso,evitariam muitas crianças mal tratadas, abandonadas, sem estrutura familiar! Se as parideiras da vida pensassem nisso, as crianças seriam mais felizes!

Katia Bonfadini disse...

Nina, que texto legal! E também adorei descobrir pelos comentários que não estamos sozinhas! Tenho 41 anos, também nunca gostei de brincar de bonecas, nunca senti o desejo de ser mãe e não fico babando quando vejo um bebezinho. Tenho 5 sobrinhos maravilhosos, sou uma tia coruja que adora brincar com eles e paparicá-los, mas sinto que nasci sem o gene da meternidade. Acho muito estranho quando as pessoas dizem que toda mulher precisa ser mãe, como se isso fosse uma obrigação. Parece que essas pessoas não sabem que nem todas as mulheres viram boas mães. Basta ver os noticiários com exemplos horrorosos de maus tratos pra perceber que algumas mulheres nunca deveriam gerar filhos. Talvez você mude de ideia algum dia, ou não. Acho que, acima de tudo, a gente tem que respeitar nossa natureza. Sempre fui muito bem resolvida sobre essa questão e por isso nunca senti pressão da sociedade, embora a família sempre me cobrasse. Um beijão!

Unknown disse...

Eu escrevi um texto no Site Recanto das Letras que descreve seu pensamento.
Procure por mim lá.Autora: Telma Nascimento.

Unknown disse...

Eu escrevi um texto no Site Recanto das Letras que descreve seu pensamento.
Procure por mim lá.Autora: Telma Nascimento.