quarta-feira, 22 de julho de 2009

30 dicas para escrever bem!

Texto sensacional escrito por um professor da UNICAMP.

Tem tanto blogueiro que precisa ler isso... aliás, ler não é sufuciente: tem que praticar!

Muito engraçado!


TEXTO DO PROF. JOÃO PEDRO (UNICAMP)

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??... então
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21 Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-Ias-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-Ia nos seus diversos componentes de forma a torná-Ias compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, !... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

31 comentários:

Marina Melo disse...

Eu li esses dicas em um outro blog.
São ótimas, e inclusive irão me ajudar também.

beijos:*

Anônimo disse...

eu tinha visto isto há muito tempo na revista mad, é muito foda, sempre vale a pena rir de novo, bjus gata

Gabriele Rohde disse...

Mas bah tchê, não me contes uma coisa dessas! UASHAUHSUAHSUAHSUH.
Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou salvar este texto aqui sacou?
Beijos

Francisco disse...

Li..ri..e aprendi!
Estas dicas, deveriam estar coladinhas junto ao monitor de todos os blogueiros.
No meu, principalmente!! rsrsrsrs
Um beijãozão! (exageros na despedida, será que pode? KKKKKKKK)

Cris Medeiros disse...

Acabei de descobrir que escrevo muito mal meus posts... ahahah

Não sigo um monte desses ítens... rs

Beijocas

Agatha Alves disse...

nossa ele disse tudo nesse texto
ate revi uns erros que smepre cometo
preciso de mais atebnção tbm...
foi muito bom ter postado aqui esse texto...
assim muitos blogueros aprende mais comod eixar seus textos mais interessantes...

beijos

Rodrigo disse...

adorei o comentário acima! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sarinha disse...

Otéémas dicas Nina !

Bjaao !

Paulo disse...

Dicas para melhorar os nossos escritos.
Sigamos, pois.

Priscila Rôde disse...

Hahaha.. adoreeeeeeei.

Tatiana Carvalho disse...

Oi, NIna. Adorei suas dicas de escrita. E concordo com vc que algumas pessoas deviam segui-las. Eu sou uma que de vez em quando, me esqueço de alguns pontos.
Valeu pela dica.
Bjs

Stephanie Pereira disse...

snaiujsiauhsiaus
adorei as dicas, tomara que todos os blogueiros tenham acesso a isso, nao é?

Ciça. disse...

Realmente muito bom esse texto. O que mais me irrita é ver erros de português... Ai, me matam!

:*

Nati Pereira disse...

Ótimas dicas, falta só por em prática. abraço

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Muito, muito bom!
E tem mesmo muito blogueiro precisando urgentemente.
Beijos.

Gabriela Marques de Omena disse...

Adorei as dicas e ri muito com elas.

Irei seguir seu blog agora, amei ele. Meus parabéns. :D
beijocas.

Glayce Santos disse...

...hahha, adorei e ótima dica! Acho importante seguir ao menos algumas delas; assim o texto não fica muito cansativo! Exagero muito nos apostos...rs

beijoca

Moni disse...

putzz quantas coisas.. faço o possivel pra escrever correto e sem abreviações no blog, mas nomementarios eu nem sempre faço isso... beijos

KàáH disse...

Muito legal o texto!!
Penso que nós blogueiros temos que escrever bem! Mas sem deixar nossa forma de escrever de lado!
Por favor só não matem o Português!!
Beijos!

Emile disse...

Muito bom ! adorei o texto !
as dicas são Legais !

Crys disse...

Já tinha lindo isso em outro blog, mas não sigo umas coisinhas não :/
Bom, beijinho..

Karen disse...

AUHAHUAHUHAUHUA
adoreeeeei ;D

Ariiiane ;* disse...

Eu já tinha visto isso no email....muito boom!!
ri litros leendo!

Grazi disse...

de tudo que já li sobre como escrever adequadamente, esse texto foi o melhor.
Bjuuu

Stella disse...

Olha, acho que ele apenas traduziu isso de um outro texto em inglês chamado "Twenty-four rules for writing good" escrito por Richard Laderer. É a mesma coisa... ele só acrescentou mais 6 dicas. rs

Vi esse semestre na faculdade. A professora de inglês montou uma apostila e colocou esse texto lá. É de uma coluna numa revista americana ou inglesa...a algo assim.

Mas é sempre bom lembrar, né? :D

Beijos e bom final de semana pra ti!

Jamylle disse...

Oiii, tem um selo pra vc lá no meu blog.

http://pensandoajamylleescreve.blogspot.com/2009/07/selos.html

Pega lá tá?

;DD

disse...

Adorei as dicas, fiquei feliz ao ver que sigo a maioria. Vou procurar aderir ás outras... Beijo.

Patrícia disse...

Eu já li este texto por e-mail, mas acabo fazendo uma ou outra destas, hehe.

Marina Menezes disse...

Nossa, muuito bom.
Esse cara foi bem inteligente e sarcástico, vou passar esse texto pro meu blog, se der :D'
Muito bom :9
Ah, tem uns selos pra você no meu blog.
Beijos :**

Robs disse...

Oi Nina...adorei isso...

É sempre bom a gnt ler coisas do tipo, assim aprimoramos mais nossos posts...

Bjokass linda!

Maiara disse...

Adorei as dicas!
Com certeza vai ajudar muita gente na hora de escrever.
Beijos.
Caso queira visitar meu blog, aí está ele:

www.twoandahalfgirl.blogspot.com