terça-feira, 29 de junho de 2010

Pernambuco e Alagoas - Reflexão!!

É muita chuva... Sem exageros. Não temos estrutura para tanta água. O interior do estado está devastado e fico muito feliz de morar no litoral e não estar no meio daquela catástrofe. Mas é muito triste ver as imagens e saber que é tão perto daqui.

Tenho uma relação estreira com a cidade de Palmares. O camping que tanto falo por aqui, fica entre Palmares e Bonito. Bonito, saiu ilesa aos danos, devido a altura da cidade, mas Palmares está completamente destruída. Não tem como não lembrar da minha primeira ida a Bonito. Quando fui de ônibus por Palmares... desci na rodoviária, peguei um taxi até a rua da van, peguei a van, depois fui parar em uma mototáxi e, só assim, cheguei do camping! Isso há três anos atrás!!! Hoje em dia as estradinhas de barro são asfaltadas, existe linha de ônibus parando em frente ao camping, tudo estava evoluindo por lá. E o rio destroi a cidade.

Minha primeira reação foi pensar no camping. Pensar na família do Seu Bonito, o dono do camping, que nos trata com tanto carinho e atenção nesses três anos em que nós não conseguimos parar de ir para lá a toda e qualquer oportunidade. A família de seu Bonito mora em Palmares, faz compra em Palmares, tem uma vida em Palmares. Fiquei sabendo que eles estão bem, que a parte em que eles moram não foi atingida. mas também fiquei sabendo que eles estão morando na casa do camping (em Bonito) e que não tiverem coragem de ir a Palmares ainda. Que não queriam ver o que aconteceu com a cidade de Palmares.

As imagens são de cortar o coração, mas a reação das pessoas diante da tragédia são de dar orgulho para qualquer pessoa. Tenho acompanhado intensamente o notíciário sobre o assunto e o que vejo são vítimas agradecendo as doações, dizendo que estão recebendo assistência. Essas pessoas estão abrigadas em igrejas, prédios públicos, escolas... e ainda não fazem idéia de como vão reconstruir a vida. Diante desses fatos, e da seriedade das doações, peço que as pessoas que possam ajudar, ajudem! Doem dinheiro, alimento, água, produtos de limpeza e higiene, fraldas descartáveis, colchões. Tudo o que possam doar! São inúmeros postos de recebimento de doações em vários locais inclusive fora do estado.

6 comentários:

gabriela marques. disse...

Ah nem me fale! Eu tenho família lá. A enchente foi perto do trabalho da minha tia, ela até mesma tirou fotos. são mesmo de partir o coração, mas nós mesmos, todos nós, somos culpados por isso.

Ágatha Alves disse...

Nossa flor triste isso né
eu n tneho familia nem nada la mais isso é uma tragedia imensa.
No centro nos dias de jogos estão arrecadando doações, n sei se amanhã vai ta la de novo, mais por via das duvidas vou levar a minha doação claro.

bjos

Vinicius disse...

Caramba.. antes esses estados sofriam com a falta de chuvas.. agora estão desses jeitoss rrs

Gislaine Fernandes disse...

Pois é, nunca vivi essa realidade das tragédias das chuvas embora eu mora aqui bem perto na Paraíba, sabemos que devemos estar unidos e nos conscientizarmos a cerca de nos preparamos para essas tragédias, mas nos preparamos para que elas não aconteçam, veja bem onde existe terremoto eles se preparam, para que a destruição venha com menos intensidade, então devemos nos precaver, e amos lá ajudar as vítimas dessa catástrofe.
beijos

*Natália* disse...

Muito triste ver isso e ver que metade do país tá preocupado com a eliminação do Brasil na Copa...

Com vc tá tudo bem, não ééé ??

beijos ;))

Sarinha disse...

fiz doações.. e espero que elas tenham chegado..
XD
fico comovida com quem perde tudo.. é tão tristeee!

bjoo