quarta-feira, 23 de julho de 2008

Insônia produtiva? As vezes...

Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para todos. Uma noite mal dormida é capaz de provocar abalos físicos e psicológicos ao longo de todo o dia. Dores nas costas, falta de concentração e mau humor são apenas alguns exemplos do mal que distúrbios do sono podem causar.

Especialistas afirmam que devemos dormir, no mínimo, sete horas por dia para termos uma mente e um corpo descansados. Devemos escolher o melhor tipo de travesseiro, dormir na posição mais confortável para nossa coluna e adequar o nosso quarto para uma boa noite de sono. Ruídos ou cheiros muito fortes também atrapalham o sono.

Existem mais de 80 distúrbios do sono ( você sabia disso?) e desses, três tipos de distúrbios são mais comuns: A insônia, o ronco e a apnéia. A insônia normalmente é causada por problemas do nosso cotidiano. Ao deitar para dormir, não temos um botão de off para desligar o stress e dormir tranquilos. O stress vai para a cama junto com o dono e o sono se retira. São incompatíveis. O ronco é mais complicado de ser trabalhado por se tratar de uma obstrução da via aérea. A apnéia sim, é o pavor dos insones. São "pausas" da respiração durante o sono.

Até aí, sem novidades (pelo menos para a maioria das pessoas). A novidade que descobri hoje é que dormir de bruços é um crime! Será que está explicada a minha insônia? Só tem um detalhe: Eu só consigo dormir de bruços e não sei dormir em outra posição. Nessa matéria aqui , foram listadas algumas dicas para dormir melhor. E eis que encontro o seguinte parágrafo:

"... De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura..."

Acho a posição extremamente confortável. Não consigo dormir de barriga para cima, tenho medo de sufocar (nunca sufoquei e não tenho problemas respiratórios, é só um medo estranho mesmo). De lado eu não acho confortável. E, de fato, as vezes acordo extremamente dolorida, mesmo meu colchão e meu travesseiro sendo extremamente confortáveis (na medida certa, nem muito fofo e nem muito duro).

Dormir é uma arte. Admiro as pessoas que "encostam e dormem". Incrível a facilidade que muitas pessoas têm para dormir. Tenho insônia desde os 11 anos. Minha insônia se dá pelos motivos que citei no começo do post. Começo a noite com um bom sono e em plena madrugada acordo. Ao acordar, meu cérebro parece uma máquina e começa a trabalhar. Aí vem na mente os problemas, pendências ou qualquer outra coisa que esteja incomodando. Passo longos períodos de noites tranquilas, sem nem lembrar da palavra insônia. Em compensação, quando ela aparece vem com força total.

Mas, devo a madrugada a solução para muitos problemas na minha vida. Normalmente quando perco algo ou tenho que resolver algo que não sei por onde começar, são nas minhas noites de insônia que a resposta parece brotar da mente. Existem estudos que explicam isso. Já li um que dizia que era porque estamos com a mente relativamente relaxada e assim, fica mais fácil se concentrar. Quem não conhece alguém que só consegue estudar de madruagada? Conheço algumas pessoas assim. Até a insônia tem seu lado positivo.


E não é que ganhei mais selos?! Tô começando a ficar mal acostumada com essa vida.. haha

Dessa vez foram esses:

De: Camila do Assunto assim , do blog Max Psycho e do blog Don't stop!! Valeu!! Não vou repassá-los... se eu escrever mais algumas linhas, vocês dormem... (piadinha infame essa...)


25 comentários:

Rodrigo disse...

Só terminei a monografia após algumas madrugadas que passei direto, cheguei a amanhecer o dia digitando feito louco. Mas isso não faz muito meu tipo não, foi o desespero de terminar que não me deixou dormir mesmo. Como você sabe eu sou aquele tipo "encosta e dorme" que foi citado no post. hehehehehehe
Suas noites de sono tranquilo irão voltar, pode ter certeza!
Ótimo post nina.
bjo bjo bjo bjo bjo bjo bjo
AMO TE

Anônimo disse...

- Ahhh siiim, ainda temos as bandas emos por ai... o mundo tá perdido! :O

beeijos

Maldito disse...

Ah,...eu nunca durmo,...
Sempre Alerta!

Nina,...me amarro quando entro no PC e tem um comentário seu,...
Valeu pelo prestígio! E quem sabe um dia não fazemos um crossover tambem?

Inté!

Mantenha Contato!

Idylla disse...

Aiiiii dormir é taum bom...rsrsrsr eu amo dormirrr!
gostei do post, bem interessante!!!
E por nada vc merece o selinho =)))

Bjoo to indo viajar nestantinhaaaa xauuuu ;)

Amanda Pillar! disse...

Eu amo dormi... mais para ser sincera, prefiro o sono que tenho na parte da tarde do que o da noite, mesmo sabendo que isso faz mal. Minha mãe me chama de coruja hauahua mais fazer oq se gosto da noite???
rsrss
Bjs
Bom FDS!!!

Guizaum disse...

Lí que ficar, em média uma semana sem dormir (sem dormir mesmo, em branco, sem parar pra descansar), a pessoa simplesmente morre, pois se esvai todas as energias do corpo e a pessoa sente um sono absurdo, dorme e morre, mas não antes das centenas de disturbios psicologicos que a pessoa adquire.

Eu tenho um sono muito leve, e não durmo assim, decentemente fazem uns 4 anos. E acho que ser bohemio é vantajoso, pois eu realmente trabalho, produzo, me sinto bem melhor enquanto é madrugada.

E uma coisa que eu não consigo imaginar de verdade é como as pessoas conseguem durmir encostando a cabeça nos onibus urbano (olha eu tentei e sai com dor de cabeça)

Adorei o seu coment, saiba que eu coloquei lá porque realmente gostei muito! passe lá quando quiser.

Bjaum!

Anônimo disse...

Pois é, dormir de bruços é um horror. Toda vez q tento dormir nessa posição eu acordo massacrada. Gosto mesmo é do meu bom e velho lado esquerdo...rs.
Um beijo!!

Robs disse...

Sou fissurada por gloss mesmo, tenho 5 tipos diferentes denro da bolsa.

Quanto ao seu post, eu tenho uma tremenda facilidade pra dormir, sou do tipo de pessoa q vc citou no post: "encosta e dorme". Adoro dormir, infelizmente so nao tenho mto tempo pra isso, mas eu adoro. heheheheheheheheh

ps: vou te linkar ok??

Bjos e bom fds!

Robs disse...

Eu adoro essa musica do Nando Reis, por isso coloquei no nome do blog. hehehehehe
Bjos!

Victor Ventura disse...

Ou eu durmo de lado ou de bruço.. hehehehe Não tem jeito. Assim como vc, também tenho insônia. O foda é que, na maioria das vezes, durmo só 5 ou 6 horas por dia. É difícil eu dormir mais do que isso dia de semana.

Um bjo querida.

Sarinha disse...

Nada me tira o sono! eu durmo sempre na metado do filme, dos programs de tv... Nada! Eu tenho sono pesado.. se a casa tiver pegand fogo eu nao acordo! heheh
bjao

Anônimo disse...

Agradeço por todo este carinho para que voce tem com meu blog, sem palavras

Anônimo disse...

Voce nem imagina, aqui perto de casa tem galinhas com 13 anos, galinhas com 18 (estas ja da pra namorar heheheh) e galinhas muito muito muito mais velhas heheheh


PS vc escreveu meu nome errado no blog e assim como a Roberta (Quem vai dizer tchau) vai receber um processo hahahahah

Tay Assis disse...

Hummm...paixão ainda não....mais apareceu num momento legalzinho rsrsrsr
espero que de certo ne???
obrigada pelo cantinho fofo e volte sempre viu?
ah!!!insonia????é comigo mesmo....rs

Tay Assis disse...

Hummm...paixão ainda não....mais apareceu num momento legalzinho rsrsrsr
espero que de certo ne???
obrigada pelo cantinho fofo e volte sempre viu?
ah!!!insonia????é comigo mesmo....rs

Robs disse...

Olha o Max querendo processar a gente Nina?? Do conta disso nao...huahuahuahau
Bjos!

Anônimo disse...

Oi Nina, q bom q deu risada, era essa a intenção mesmo.. rsrs*
Menina já ouvi dizer q dormir de bruços não era nada bom, conta uma lenda q amassa os seios e tal, mas mesmo assim só consigo mesmo pegar no sono desse jeito. Morro de sono o dia inteiro, será por isso? Bjs e volte sempre *)

Anônimo disse...

PArabéns pelos tantos e tantos selos querida. Tah mais do q merecido
Quanto ao sono eu acabo de descobrir que dormir demais faz mal também...pode? rsrsr...o jeito é fazer tudo na medida, ateh dormir

Beijos, amo aqui!

Anônimo disse...

viu, medo de processo faz tudo heheheh, bjus

Cris Medeiros disse...

Adoro poder dormir! Dormir um boa noite de sono é quase indispensável pra mim, já que fico pessima sem minhas 7 horas de sono!

Pena que hoje em dia só durma a poder de remédios devido a uma insônia de criança que se agravou na vida adulta...

Beijos

pimentinhabm disse...

eu q sei
essanoite meu namorado saiu daki kase 1 hr da manha, sendo q eu tinha q acordar as 6 hrs pra viajar!
meo nao dormi nada,nada msm!
to com uma tremenda dor de kbc!
=*

Nat disse...

conheço hitória de pessoas que só dormem 4h/ dia, e são mais produtivas assim. já eu curto mesmo é bagunçar meu relógio biológico, só produzo a noite,parece que estou bem mais ativa, funciono a mil por hora. assim como você passo algumas noites em claro,mas nem é pela posição que eu durmo e sim pelo fato de adorar tomar um café ou chocolate próximo da hora de dormir. vai me entender!!
beijão

Anônimo disse...

Durmo em torno de 4 a 5 horas por noite, as vezes nem isso. O corpo se acostuma. Ultimamente acordo em meio a noite e foi-se o sono.Teve uma época que dormia de bruços e me sentia muito bem. Cada teoria tem as excessões e cada excessão uma nova teoria.
Boas noites dormidas ou não.

Bj.

Tiffany disse...

eu dormia de bruço, aora durmo de lado, será que é bom ? ._.'

Alessandra Castro disse...

Ahhh eu durmo que é uma beleza e por mim passava uma boa parte da minha vida na cama mesmo, soh cochilando e acordando e cochilando e acordando. :D