Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para todos. Uma noite mal dormida é capaz de provocar abalos físicos e psicológicos ao longo de todo o dia. Dores nas costas, falta de concentração e mau humor são apenas alguns exemplos do mal que distúrbios do sono podem causar.
Especialistas afirmam que devemos dormir, no mínimo, sete horas por dia para termos uma mente e um corpo descansados. Devemos escolher o melhor tipo de travesseiro, dormir na posição mais confortável para nossa coluna e adequar o nosso quarto para uma boa noite de sono. Ruídos ou cheiros muito fortes também atrapalham o sono.
Existem mais de 80 distúrbios do sono ( você sabia disso?) e desses, três tipos de distúrbios são mais comuns: A insônia, o ronco e a apnéia. A insônia normalmente é causada por problemas do nosso cotidiano. Ao deitar para dormir, não temos um botão de
off para desligar o stress e dormir tranquilos. O stress vai para a cama junto com o dono e o sono se retira. São incompatíveis. O ronco é mais complicado de ser trabalhado por se tratar de uma obstrução da via aérea. A apnéia sim, é o pavor dos insones. São "pausas" da respiração durante o sono.
Até aí, sem novidades (pelo menos para a maioria das pessoas). A novidade que descobri hoje é que dormir de bruços é um crime! Será que está explicada a minha insônia? Só tem um detalhe: Eu só consigo dormir de bruços e não sei dormir em outra posição. Nessa matéria
aqui , foram listadas algumas dicas para dormir melhor. E eis que encontro o seguinte parágrafo:
"... De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura..."
Acho a posição extremamente confortável. Não consigo dormir de barriga para cima, tenho medo de sufocar (nunca sufoquei e não tenho problemas respiratórios, é só um medo estranho mesmo). De lado eu não acho confortável. E, de fato, as vezes acordo extremamente dolorida, mesmo meu colchão e meu travesseiro sendo extremamente confortáveis (na medida certa, nem muito fofo e nem muito duro).
Dormir é uma arte. Admiro as pessoas que "encostam e dormem". Incrível a facilidade que muitas pessoas têm para dormir. Tenho insônia desde os 11 anos. Minha insônia se dá pelos motivos que citei no começo do post. Começo a noite com um bom sono e em plena madrugada acordo. Ao acordar, meu cérebro parece uma máquina e começa a trabalhar. Aí vem na mente os problemas, pendências ou qualquer outra coisa que esteja incomodando. Passo longos períodos de noites tranquilas, sem nem lembrar da palavra insônia. Em compensação, quando ela aparece vem com força total.
Mas, devo a madrugada a solução para muitos problemas na minha vida. Normalmente quando perco algo ou tenho que resolver algo que não sei por onde começar, são nas minhas noites de insônia que a resposta parece brotar da mente. Existem estudos que explicam isso. Já li um que dizia que era porque estamos com a mente relativamente relaxada e assim, fica mais fácil se concentrar. Quem não conhece alguém que só consegue estudar de madruagada? Conheço algumas pessoas assim. Até a insônia tem seu lado positivo.
E não é que ganhei mais selos?! Tô começando a ficar mal acostumada com essa vida.. haha
Dessa vez foram esses:
De: Camila do
Assunto assim , do blog
Max Psycho e do blog
Don't stop!! Valeu!! Não vou repassá-los... se eu escrever mais algumas linhas, vocês dormem... (piadinha infame essa...)


